quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Campeão !!

Nem todo vestibulando tem dinheiro, disponibilidade ou os dois para freqüentar as salas de aula dos cursinhos pré-vestibulares durante todo o ano de preparação. Cursos intensivos - que duram entre dois e quatro meses antes das provas - são uma opção para quem ainda quer ver as matérias do vestibular de forma organizada, com ajuda de professores.

Para aproveitar ao máximo esse curto período, é importante se ligar em algumas dicas. Caio Sérgio Calçada, coordenador de cursinho do Objetivo, em São Paulo, alerta que é muito difícil conseguir aprender todos os conteúdos apenas no intensivo, que tem como objetivo principal revisar a teoria e organizar as informações que já foram adquiridas ao longo do ano.

"Quem procura o intensivo não pode ser quem não estudou nada antes. Para esses, é aconselhável voltar em fevereiro do ano seguinte, para começar do zero." O vestibulando
aplicado, na opinião do professor, aproveita o intensivo assistindo às aulas pela manhã e "comendo" a matéria em casa depois. Lendo e fazendo exercícios sozinho, ele aplica os conteúdos que estão na memória.

Outra dica é usar a presença do professor na sala de aula para acabar com as dúvidas. "Quem estuda sempre vai ter alguma dúvida em uma ou outra disciplina. Aliás, ter dúvida é um bom sinal, porque só tem dúvida quem estuda", observa.

Calçada ressalta ainda que é importante o vestibulando saber como funciona a pontuação dos concursos que vai prestar. Nos que têm pesos diferentes para as disciplinas, sugere o professor, o estudante pode dedicar mais tempo às que têm peso maior. Se não houver diferenças para o cálculo da média, o ideal é priorizar aquelas em que se tem maior dificuldade. "É fundamental estudar todas as matérias todas as semanas, nunca deixar alguma de lado", destaca o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário