sexta-feira, 5 de agosto de 2011
sábado, 16 de julho de 2011
História da cidade de Governador Mangabeira, será apresentada em Congresso na USP
Entre os dias 17 a 22 de julho acontecerá na Universidade de São Paulo - USP, XXVI Simpósio Nacional de História, organizado pela ANPUH - Associação Nacional dos Professores Universitários de História. No encontro a história da cidade de Governador Mangabeira, será apresentada peloprofessor Borges, através do artigo A Vila e o Coronel. Nesse artigo,Borges faz uma reflexão acerca da origem da vila de Cabeças, o seu crescimento social e econômico, o qual condicionou a sua transformação em cidade de Governador Mangabeira em 14 de março de 1962. O professor Borges, também, faz uma interpretação do papel do coronel João Altino da Fonseca para esse crescimento da Vila, uma vez que ele foi considerado um dos homens mais poderosos do Recôncavo, chegando a exportar fumo para Europa.
Também, o estudante de história da UFRB Cássio Alves participará do evento contribuindo nas explicações do professor Borges acerca do citado tema.
sábado, 18 de junho de 2011
Forro do C.E.P.E.S
Aconteceu nessa sexta (17/06), o forró de encerramento do primeiro semestre do ano letivo do Colégio Estadual Professor Edgard Santos. Os alunos se divertiram bastante ao som de uma banda de forró organizada pelos professores Ito e Beto, também foi oferecido aos estudantes muita comida - bolos, doces, amendoim e laranja. "Estão todos de parabéns pela bonita festa - os estudantes, os professores, os funcionários e a direção do Colegio.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Pre-Vestibular, Colégio Edgard Santos e Secretaria de Meio Ambiente, promovem Palestra sobre Conscientização Ambiental
Ontem (08/06), aconteceu na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira uma palestra sobre o tema Conscientização Ambiental. O evento foi promovido através de uma parceria entre o Pre-Vestibular Universidade para Todos, o Colégio Estadual Professor Edgard Santos e a Secretaria de Meio Ambiente de Governador Mangabeira, sendo o coordenador o Professor Borges e o público alvo os estudantes. Os palestrantes foram o Dr. Jãnio Roque Barros de Castro e o secrtário de Meio Ambiente Derlan Queiroz, os dois enfatizaram a necessidade de preservação do Meio Ambiente, bem como, a criação de uma conscientização ambiental na sociedade e em especial nas escolas.
Também estiveram presentes os seguintes professores: Cláudio, Gilmário, Viviane, Djalma, Marília, Josenildo, Francinea e Crislane,essa última coordenadora do Pré-Vestibular, além dos estudantes do Colégio Edgard Santos, do Pré-Vestibular, universitários e pessoas da comunidade.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
35 anos de UEFS
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) completou 35 anos de implantação na terça-feira passada, 31 de maio. Para comemorar a data aconteceu uma palestra proferida pela professora doutora Ana Maria Fontes dos Santos, do Departamento de Educação da Uefs, sobre o tema “Ensino público e estatal: lutas pelo ensino superior em Feira de Santana”.
Em seguida ouve apresentação do Quarteto Uirapuru, formado pelo duo de violões Carlos Chenaud e Robson Matos, além de Ana Luiza (voz e percussão) e Marcelo Bagano (sax soprano). O repertório foi composto de vários estilos da música instrumental e cantada.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Foram muitos debates e muitos protestos de parlamentares religiosos contra o kit anti-homofobia, produzido pelo Ministério da Educação (MEC). Depois de tanta polêmica, os materiais foram suspensos pela presidente Dilma Rousseff.
Após uma reunião com políticos das bancadas evangélica, católica e da família, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em entrevista publicada no portal Globo.com, pronunciou, no último dia 25/05, que o governo entendeu que seria prudente não editar esse material que está sendo preparado no MEC: “A presidente decidiu, portanto, a suspensão desse material, assim como de um vídeo que foi produzido por uma ONG – não foi produzido pelo MEC – a partir de uma emenda parlamentar enviada ao MEC”, afirma.
Carvalho comenta, ainda, que todos os projetos didáticos que visa abordar ‘costumes’ passarão pela aprovação do governo e da sociedade civil: “O governo se comprometeu daqui para frente que todo material que versará sobre costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade”, completa.
A decisão da presidência foi recebida com vitória para alguns parlamentares. De acordo com o deputado federal Jair Bolsonaro, acusado por suas palavras frias, curtas e grossas em relação ao kit-gay, a suspensão chegou tarde, mas que ainda sim se sente obrigado a elogiar a presidente Dilma: “Comecei nessa briga desde novembro do ano passado, apanhei muito ao longo disso aí, fui acusado de um monte de coisa, racista, homofóbico, mas chegaram à conclusão de que eu estou certo. [...] A Dilma deu um passo atrás porque 90% da população está contra essa proposta”, comenta o deputado ao site G1.
O material, que faz parte do Projeto Escola Sem Homofobia, do Governo Federal, estava sendo analisado pelo MEC, e tinha o intuito de abordar assuntos relacionados à homossexualidade dentro das escolas.
Deputado gay Jean Wyllys ofende cristãos e declara guerra aos 'inimigos'
O recém-eleito deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), homossexual militante que conseguiu alguma notoriedade participando do programa Big Brother Brasil da Rede Globo, lançou, na semana passada, uma campanha de combate ao cristianismo.
Em sua página do Twitter, Jean publicou várias mensagens dizendo que cristãos são doentes, homofóbicos, preconceituosos, violentos, ignorantes e fanáticos, e que ele se dedicará ainda mais a eliminar a influência do cristianismo na sociedade. O deputado enfatizou que seu mandato tem como foco a defesa dos interesses da militância gay e o combate a seus “inimigos”.
O deputado, que é membro da Frente Parlamentar LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis) no Congresso Nacional, aproveitou para convocar seus seguidores para se juntar a ele em sua guerra particular. Jean obteve respostas diversas: angariou o apoio previsível de seus seguidores militantes da causa gay, e provocou a reação de inúmeros outros usuários da rede social, indignados com as ofensas do parlamentar aos cristãos e com seus ataques à liberdade de expressão, religião e comunicação.
Jean promove uma campanha de censura a usuários do Twitter que são contrários às idéias que ele defende, como o “casamento” homossexual, as cartilhas de suposto combate à “homofobia” do MEC (mais conhecidas como Kit Gay) e o PLC 122/2006 (lei da mordaça gay), projeto de lei que pretende transformar em crime qualquer crítica ou oposição ao comportamento homossexual ou às pretensões do lobby gay.
Uma das primeiras vítimas da campanha censória de combate ao cristianismo deflagrada por Jean Wyllys foi o usuário Carlos Vendramini.
]
Valendo-se do direito que qualquer cidadão possui em uma democracia, Vendramini fez, no Twitter, críticas ao Kit Gay, ao PLC 122/06 e a outros projetos dos militantes gays e aos parlamentares que os apóiam, como Jean Wyllis, Marta Suplicy e Cristovam Buarque, dentre outros. Incomodado com as críticas, o deputado disse, em seu blog, que estava acionando advogados da Frente LGBT para censurar o perfil de Vendramini, que Jean imagina ser “membro fundamentalista de uma parcela conservadora da direita católica em São Paulo” (sic) e estar praticando “perseguição” a ele.
Fonte Jornal do Brasil
Enquanto nos calamos e acomodamos, ocorre isso... Qual o medo?
JESUS DISSE:
"Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos." (Marcos 8 : 38)
Ap PAULO DISSE:
Ap PAULO DISSE:
"Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados." (I Coríntios 4 : 14)
Levítico 18:22 "Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso"
Romanos 1:26-29:"Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros.
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam 30e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem. "
ICoríntios 6:9-11 " Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus."
Passem adiante e vamos fazer uma corrente mostrando nossa força.É Deus quem vai à nossa frente.
Tenham uma semana de milagres!!!!
O C.E.P.E.S realiza palestra sobre o Continente Africano !!!!!!
Em comemoração ao dia Internacional da África - 25 de maio, por inciativa do professor Borges, o Colégio Estadual Professor Edgard Santos, realizou ontem para as turmas do noturno uma palestra sobre História da África. A palestrante foi a mestranda em História pela UFBA - professora Alaize Conceição, que na sua fala explicou elementos históricos e geográficos do Continente Africano, bem como, discutiu com os estudantes temas relacionados a atual situação do negro no Brasil, a exemplo de como a mídia o retrata. Também participou da atividade a professora de geografia Lucinéiae o estudante de história pela UFRB - Cássio Alves.
"Queremos agradecer a professora Alaize pela brilhante palestra e aos estudantes pelo seu comportamento e a forma inteligente em que questionaram a professora, bem como, enfatizar que atividades como essas devem ser realizadas como maior frequência, uma vez que a história do Brasil tem fortes ráizes na História da África",
quinta-feira, 26 de maio de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
O Fruto do Edgard Santos...
O Grupo “Frutos da Utopia começou a partir de uma peça escolar com a professora Evani, do Colégio Edgard Santos, dando um livro de literatura de Cordel e conseqüentemente formou-se uma turma que, por intermédio de um componente já conhecendo Sidnéia e Pereira, lhes convidaram para dar uma orientação e os mesmos se encantaram com o poder de absorção que eles tinham.
Daí por diante os diretores (Sidnéia D’Saint e Edson Pereira) convocaram o Grupo para uma concretização no dia 23 de maio de 2000.
Recebeu esse nome por serem jovens sonhadores e que naquele instante almejavam sonhos impossíveis (sonhos utópicos) e por serem frutos desse sonho, surgiu os “Frutos da Utopia”.
Parabéns Frutos da Utopia !!!
Professora Amanda Gurgel
Amanda Gurgel tem 29 anos é professora de ensino fundamental e de ensino médio do Estado do Rio Grande do norte faz um depoimento corajoso na assembléia legislativa do rio grande do Norte (NATAL), defendendo o direito da educação e o respeito com os professores e Alunos para que melhore os salários dos Professores e melhores estruturas para as escolas.
Palestra sobre Historia da Africa
Aconteceu ontem na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira uma palestra em comemoração ao dia Internacional da África.
O palestrante foi o professor de História da África da UFRB, o senhor Juvenal Carvalho.
Na palestra o professor Juvenal tratou de diversos assuntos relacionados a História do Continente Africano, dentre eles podemos citar: a importância de se estudar a África em sala de aula, a implantação da lei 10.639, a valorização dos movimentos sociais negros no Brasil, asspectos da cultura, lingua, religião e saberes do povo africano que se materializarm aqui no Brasil e a importância história do negro na formação do nosso país.
O evento contou com a presença dos estudantes dos Colégios Edgard Santos, José Bonifácio, CEAG e CECOM, além de diversos professores da rede pública e estadual e autoridades municipais.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulga
nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), um novo levantamento sobre as
denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes. A apresentação da
Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e
Adolescentes, elaborado pela Universidade de Brasília (UnB), é uma das
atividades alusivas ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à
Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Diversas atividades serão
realizadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual
contra Crianças e Adolescentes, formada por integrantes do Governo Federal, da
sociedade civil organizada e de organismos internacionais (programação completa
abaixo).
nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), um novo levantamento sobre as
denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes. A apresentação da
Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e
Adolescentes, elaborado pela Universidade de Brasília (UnB), é uma das
atividades alusivas ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à
Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Diversas atividades serão
realizadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual
contra Crianças e Adolescentes, formada por integrantes do Governo Federal, da
sociedade civil organizada e de organismos internacionais (programação completa
abaixo).
Dados do
Disque Direitos Humanos (módulo criança e adolescente), coordenado pela SDH/PR,
mostram que de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias
de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo
feminino.
Disque Direitos Humanos (módulo criança e adolescente), coordenado pela SDH/PR,
mostram que de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias
de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo
feminino.
Disque 100 denuncie, procure o Conselho Tutelar
mais próximo, procure a Polícia.
mais próximo, procure a Polícia.
ENEM
Prezado Participante,
Todas as informações prestadas nesta inscrição são de sua inteira responsabilidade. Confira atentamente todos os seus dados.
Após a confirmação da inscrição, qualquer alteração nos dados cadastrais será feita por meio do acompanhamento da inscrição.
O Inep não se responsabiliza por informações incorretas ou não recebidas por motivos de ordem técnica, como falhas de computadores ou outros que impossibilitem a conclusão da inscrição.
A taxa de inscrição para participar do ENEM 2011 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). No entanto, estão isentos do pagamento da taxa:
- Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais);
- Mediante Declaração de Carência: Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Inep.
Governo da Bahia forma professores no Magistério Indígena
O Fala Educação destaca, esta semana, a formatura de cem professores no Magistério Indígena, que acontece sexta-feira (20.05), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). A cerimônia contará com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. O programa de rádio semanal traz, também, informações sobre o 1º Ciclo de Formação para o Pacto pela Educação – Todos pela Escola, que acontece até sexta-feira, em Salvador, com cerca de 200 representantes de municípios baianos. E mais, conheça o projeto de estudantes de Canarana selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Por que aprender uma língua estrangeira?
O título deste artigo deveria ser “Por que aprender inglês”, mas ao começar a escrever percebi que o mesmo se aplica a qualquer língua, então antes de postar resolvi alterar o título, que ao meu ver ficou mais apropridado.
Dia desses, na semana passada, eu estava com dificuldades de resolver um problema no trabalho. Lembrando que trabalho com programação de computadores, então algumas vezes é difícil de resolver uma ou outra questão. E neste dia, foi o que aconteceu. Revirei a internet de pernas pro ar e nada de achar uma maneira de fazer funcionar as funcionalidades que o meu programa deveria ter. E foi justamente neste dia que vi que o Orkut tem alguma coisa de boa: postei em algumas comunidades a descrição do meu problema. Obtive uma resposta de uma guria da India e outra de um cara do Paquistão. Em português, nada. Após um começou de “conversa” pelo Orkut, resolvi pegar o MSN deles e passamos a conversar por este programa. Algumas horas de conversa e conseguimos resolver o meu problema. Lembrando que toda a conversa se deu no bom e velho inglês.
Relatei o fato acima apenas para servir de base para o restante do artigo. Nele, é possível perceber, em primeiro lugar, a importância do inglês na nossa vida nos dias de hoje. Falar inglês te torna “um cidadão do mundo”, como dizia o slogan de uma escola de inglês que não recordo qual é. Mas isso serve para outras línguas também. Saber falar uma língua estrangeira nos coloca em contato com novas culuras, novas pessoas, abre um leque de opções simplesmente infinitas na nossa vida.
Ao se comunicar em uma outra língua, estamos elevando a nossa vida a um nível onde pertencemos a uma maior parte do mundo. Falar português nos deixa em contato com um mundo composto de Brasil, Portugal, Angola e alguns outros países de menor expressão. Falar espanhol te amplia para um contato com toda a América Latina, além da Espanha e outros países onde o espanhol é ensinado como segunda língua. Já com o francês, é possível atingir o Canadá, França, além de países como Marrocos. O italiano e o alemão seguem o mesmo princípio, ajudando a ampliar cada vez mais os horizontes.
Ainda não falei do inglês. Preferi deixá-lo num parágrafo separado, pois o inglês é um caso à parte. Falar inglês, hoje, é o mesmo que abrir as portas do mundo. Qualquer que seja a língua nativa de um país, são de 90% as chances de que alguém fale ou mesmo entenda este idioma. Com ele, não só é possível como natural, se comunicar com pessoas que qualquer parte do globo, como se estivessem conversando em sua língua nativa. Na internet, é muito mais fácil encontrar informações em inglês do que em qualquer outra língua. Além disso, o inglês habita boa parte da nossa vida cotidiana: as músicas que ouvimos nas rádios são, em grande número, em inglês. Os filmes que assistimos no cinema, são em inglês com legendas em português, o próprio Orkut, no começo, era em inglês.
Então, para concluir e enfatizar mais uma vez, o domínio de uma língua estrangeira, seja ela qual for, tem o poder de nos colocar em contato com pessoas que possivelmente nunca conheceríamos, nunca saberíamos da sua existência, nos insere em uma nova cultura, em um mundo extraordinariamente novo e deslumbrante. Nos permite fazer parte do todo, e sermos literalmente, cidadãos do mundo.
O Campeão !!
Nem todo vestibulando tem dinheiro, disponibilidade ou os dois para freqüentar as salas de aula dos cursinhos pré-vestibulares durante todo o ano de preparação. Cursos intensivos - que duram entre dois e quatro meses antes das provas - são uma opção para quem ainda quer ver as matérias do vestibular de forma organizada, com ajuda de professores.
Para aproveitar ao máximo esse curto período, é importante se ligar em algumas dicas. Caio Sérgio Calçada, coordenador de cursinho do Objetivo, em São Paulo, alerta que é muito difícil conseguir aprender todos os conteúdos apenas no intensivo, que tem como objetivo principal revisar a teoria e organizar as informações que já foram adquiridas ao longo do ano.
"Quem procura o intensivo não pode ser quem não estudou nada antes. Para esses, é aconselhável voltar em fevereiro do ano seguinte, para começar do zero." O vestibulando
"Quem procura o intensivo não pode ser quem não estudou nada antes. Para esses, é aconselhável voltar em fevereiro do ano seguinte, para começar do zero." O vestibulando
aplicado, na opinião do professor, aproveita o intensivo assistindo às aulas pela manhã e "comendo" a matéria em casa depois. Lendo e fazendo exercícios sozinho, ele aplica os conteúdos que estão na memória.
Outra dica é usar a presença do professor na sala de aula para acabar com as dúvidas. "Quem estuda sempre vai ter alguma dúvida em uma ou outra disciplina. Aliás, ter dúvida é um bom sinal, porque só tem dúvida quem estuda", observa.
Calçada ressalta ainda que é importante o vestibulando saber como funciona a pontuação dos concursos que vai prestar. Nos que têm pesos diferentes para as disciplinas, sugere o professor, o estudante pode dedicar mais tempo às que têm peso maior. Se não houver diferenças para o cálculo da média, o ideal é priorizar aquelas em que se tem maior dificuldade. "É fundamental estudar todas as matérias todas as semanas, nunca deixar alguma de lado", destaca o professor.
Outra dica é usar a presença do professor na sala de aula para acabar com as dúvidas. "Quem estuda sempre vai ter alguma dúvida em uma ou outra disciplina. Aliás, ter dúvida é um bom sinal, porque só tem dúvida quem estuda", observa.
Calçada ressalta ainda que é importante o vestibulando saber como funciona a pontuação dos concursos que vai prestar. Nos que têm pesos diferentes para as disciplinas, sugere o professor, o estudante pode dedicar mais tempo às que têm peso maior. Se não houver diferenças para o cálculo da média, o ideal é priorizar aquelas em que se tem maior dificuldade. "É fundamental estudar todas as matérias todas as semanas, nunca deixar alguma de lado", destaca o professor.
Educação para Jovens e Adultos (EJA)
O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos.
Senai inscreve para 1.729 vagas em cursos gratuitos na Bahia
O Senai Bahia abriu inscrições, nesta segunda-feira (18), para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico. As inscrições podem feitas exclusivamente pela internet até domingo (24).
Os endereços para inscrição são www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br ou www.exatuspr.com.br, respeitando o limite máximo de dez inscrições por vaga.
Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. As provas serão realizadas em 15 de maio.
São 1.729 vagas, distribuídas em 47 turmas em diferentes áreas, contemplando 17 municípios baianos (ver tabela abaixo). A lista completa já está disponível nos sites www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br e www.exatuspr.com.br.
São 1.729 vagas, distribuídas em 47 turmas em diferentes áreas, contemplando 17 municípios baianos (ver tabela abaixo). A lista completa já está disponível nos sites www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br e www.exatuspr.com.br.
Para se inscrever, os candidatos devem ter ensino fundamental II completo e idade de 14 a 21 anos e 11 meses no ato da matrícula, com exceção dos candidatos ao curso de Manutenção Eletromecânica que devem ter idade de 17 anos e 6 meses a 21 anos e 11 meses no ato da matrícula.
Os cursos têm carga horária de 880 horas. As aulas terão início em julho de 2011, de segunda à sexta-feira, podendo haver aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica. (G1/Bahia)
Os cursos têm carga horária de 880 horas. As aulas terão início em julho de 2011, de segunda à sexta-feira, podendo haver aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica. (G1/Bahia)
terça-feira, 19 de abril de 2011
EDGARD SANTOS
Filho do Dr. João Pedro dos Santos e de Amélia do Rêgo Santos, aos 17 anos preparava-se para ingressar na Faculdade de Direito da Bahia, mas mudou de planos após o bombardeio da cidade de Salvador, em 1912, e tornou-se um dos mais brilhantes alunos da Faculdade de Medicina, onde opta pela clínica médica.
Formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1917. Clinicou na cidade de São Paulo, entre 1918 e 1922, ano em que volta para a Bahia. Em seguida, segue para a Europa, em viagem de estudos e trabalho em hospitais da França e Alemanha.
De volta ao Brasil em 1924, ingressa por concurso no quadro de docentes da sua Faculdade de Medicina, como lente da recém-criada cátedra de Patologia Cirúrgica. Neste concurso apresenta duas teses: "Câncer de bexiga" e "Intervenção cirúrgica nos domínios do simpático". Assume a direção do Hospital do Pronto-Socorro de Salvador, função que exerceu até 1937, acumulando com a direção da Faculdade de Medicina da Bahia, a partir de 1936.
Após a extinção do Estado Novo, esteve à frente da unificação das faculdades baianas na Universidade da Bahia, fundada em 8 de abril de 1946, da qual foi o primeiro reitor. Reeleito sucessivamente para o cargo, até 1952, ganhou o epíteto de o Reitor Magnífico, dado pelo Senador Ruy Santos.
Como reitor, criou o Hospital das Clínicas da Universidade - que hoje tem o seu nome e é um dos mais importantes da capital baiana. Deu um grande impulso às artes no Universidade, com a criação das primeiras escolas superiores de Música, Teatro e Dança do Brasil, além da instalação do Museu de Arte Sacra da UFBA, no Convento de Santa Teresa.
Por um curto período, foi Ministro da Educação, durante o segundo governo de Getúlio Vargas. Nomeado em 6 de julho, deixa o cargo em 2 de setembro de 1954, logo após o suicídio de Vargas. Retorna à Universidade da Bahia.
Em 1961, Edgard Santos é destituído do cargo que desempenhara como nenhum outro, durante 15 anos de trabalho profícuo, desde a criação da Universidade. Como compensação, é nomeado Presidente do Conselho Federal de Educação.
Faleceu no ano seguinte.
Edgard Santos era casado com Carmem Figueira Santos e pai do ex-governador da Bahia, Roberto Santos.
segunda-feira, 28 de março de 2011
Matematica
A matemática (do grego μάθημα, transl. máthēma, "ciência"/"conhecimento"/"aprendizagem"; e μαθηματικός, transl.mathēmatikós, "apreciador do conhecimento") é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A Matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
A Matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis e ainda assim a matemática continua a desenvolver-se permanentemente.
Registros arqueológicos mostram que a matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra "Os Elementos" de Euclides. A necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do século XIX.
A Matemática se desenvolveu principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia, no Oriente Médio. A partir da Renascença o desenvolvimento da Matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.
Há muito tempo busca-se um consenso quanto à definição do que é a matemática. No entanto, nas últimas décadas doséculo XX tomou forma uma definição que tem ampla aceitação entre os matemáticos: matemática é a ciência das regularidades (padrões). Segundo esta definição, o trabalho do matemático consiste em examinar padrões abstratos, tanto reais como imaginários, visuais ou mentais. Ou seja, os matemáticos procuram regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação e formulam teorias com as quais tentam explicar as relações observadas. Uma outra definição seria que matemática é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum. As estruturas específicas geralmente têm sua origem nas ciências naturais, mais comumente na física, mas os matemáticos também definem e investigam estruturas por razões puramente internas à matemática (matemática pura), por exemplo, ao perceberem que as estruturas fornecem uma generalização unificante de vários subcampos ou uma ferramenta útil em cálculos comuns.
A Matemática é usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como engenharia, medicina, física, química, biologia, e ciências sociais. Matemática Aplicada, ramo da matemática que se ocupa de aplicações do conhecimento matemático em outras áreas do conhecimento, às vezes leva ao desenvolvimento de um novo ramo, como aconteceu com Estatística ou Teoria dos jogos. O estudo de Matemática pura, ou seja, da matemática pela matemática, sem a preocupação com sua aplicabilidade, muitas vezes mostrou-se útil anos ou séculos adiante, como aconteceu com os estudos das cônicas ou de Teoria dos números feitos pelos gregos, úteis, respectivamente, em descobertas sobre astronomia feitas por Kepler no século XVII, ou para o desenvolvimento de segurança em computadores nos dias de hoje.
quarta-feira, 2 de março de 2011
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Rótolos
É de suma importância averiguar os termos informativos contidos nos rótulos das embalagens de alimentos, visto que existem detalhes que fazem toda a diferença na hora do consumo.
Os nutrientes vêem especificados da seguinte forma:
Informação nutricional:
Por porção de (…): calcula as calorias multiplicando o valor pela quantia de porções que comer.Fibra/ só é rica neste componente quando há 6 gramas (de fibras) para cada 100g (do alimento).
% VD/ porcentagem em relação à porção de acordo com as necessidades diárias de gordura (2 mil calorias ao dia).
Gordura trans/ substância para qual não há recomendação de ingestão diária, muitos produtos não possuem.
Colesterol/ não aparece em alimentos de origem vegetal.
Colesterol/ não aparece em alimentos de origem vegetal.
Kcal (calorias)/ o valor deve ser observado, bem como as vitaminas.
Assim, tenha atenção e procure entender as informações sobre o produto alimentar adequado.
Inglês
O inglês (English) é uma língua germânica ocidental que se desenvolveu no sul daGrã-Bretanha durante a Idade Média. Como resultado da influência militar, econômica, científica, política e cultural do Império Britânico, durante os séculos XVIII, XIX e início do XX, e dos Estados Unidos desde meados do século XX,o inglês tornou-se a lingua franca, em muitas partes do mundo. Ele é usado extensivamente como segunda língua e como língua oficial em países daCommonwealth e muitas organizações internacionais.
A língua inglesa se origina de vários dialetos do germânico ocidental falados pelosjutos, anglos e saxões, que invadiram a ilha da Grã-Bretanha, antes dominada porceltas, a partir do século V. Ela sofreu influência das línguas nórdicas com as invasões vikings e, a partir de 1066, com conquista normanda recebeu um importantesuperstrato da língua francesa, dando origem ao inglês medieval. A etimologia da palavra "English" é uma derivação da palavra englisc ou Engle do inglês arcaico doséculo XII, forma plural Angles ("dos, relativos a, ou característico da Inglaterra").
O inglês moderno se desenvolveu com a Grande Mudança Vocálica, que começou naInglaterra do século XV e continua a adotar palavras estrangeiras a partir de uma variedade de línguas, bem como inventar novas palavras. Um número significativo de palavras em inglês, especialmente palavras técnicas, foram construídos a partir de raízes do latim e do grego antigo.
Assinar:
Postagens (Atom)